quarta-feira, julho 14, 2004

nem podia ser de outra maneira



por muito que isso custe a alguns, poucos, socialistas, bloquistas e afins, este é o nosso novo primeiro-ministro.
como já antes tinha escrito, esta era a única saída para Jorge Sampaio. não podia ser de outra forma. uma ideia que, mais tarde, Ferro Rodrigues e Ana Gomes
fizeram questão de reiterar com os disparates a que já nos habituaram.
a maior parte dos militantes socialistas há muito que queriam ver Ferro da porta para fora, já ninguém suportava tanta falta de jeito para a função. Só o Bloco e o PCP sonhavam com as eleições. Uns e outros acreditavam que o actual clima de contestação e a fragilidade rosa trariam benefícios.
felizmente este é ainda um país habitável, onde os sonhos estalinistas de uma minoria, não passam de um capricho de um povo tolerante. a materialização do bloco de esquerda é a demonstração cabal de que os portugueses se adaptam com facilidade à excentricidade, aprendem a conviver com ela naturalmente. daí até à conversão...vai uma larga e longa distância.
daqui para a frente teremos um governo necessariamente diferente do de Durão Barroso. não sei o que são populismos. não sei se dizer que a "democracia está em risco" é um acto de populismo. não sei dizer se assumir a decisão do presidente da república como uma "derrota pessoal" é uma manifestação populismo.
o que sei é que a esquerda de circo, uma esquerda que sonha com uma qualquer selva distante onde se organizem guerrilhas e insurreições.
ao governo, que dia 19 tomará posse, é pedido um enorme esforço. que apresente trabalho em dois anos. uma coisa é certa seja qual for o resultado das políticas que apliquem terão pela frente uma das oposições mais extremistas de que há memória.
durante dois anos teremos o refugo do 25 de Abril a espernear. depois admiram-se que António Vitorino afirme que há coisas que não sabe ou não quer fazer. há muito que o ar, na política portuguesa, se tornou irrespirável. nos próximos tempos não há previsões de melhoras, mas ao contrário de muitos eu acredito que o hálito a enxofre saia das bocas da oposição extremista.
a ver vamos.