quinta-feira, abril 21, 2005

a lista. que lista? a lista.

a lista do PS em Penafiel, para as autárquicas, não surpreende. mas deveria surpreender? eu entendo que não. a lista é, antes de mais, uma justa compensação para com quem, ao longo dos últimos três anos, deu a cara pelo partido, fazendo oposição à maioria PSD-PP.
dirão, muitos, que se trata de uma lista constituída por segundas figuras. mas se foram as segundas figuras a fazer, exclusivamente, o combate político, então elas tornaram-se nas primeiras figuras.
o resto, as ex-primeiras figuras, não são mais do que uma espécie de Eládios Clímaco, Luís Pereira de Sousa, ou seja, uns tipos porreiros que vão passar a dormir numa prateleira dourada e que serão chamados para encher umas quantas cerimónias e reuniões do partido.
passaram à história.
Agora começa a ser desenhada uma nova fornada socialista em Penafiel. os futuros presidente e vereadores socialistas do PS serão, no futuro, alguns destes que agora se apresentam, mas não todos. muitos destes vão ficar pelo caminho, mas estão a criar bases para um partido mais forte. neste momento serão uma espécie de Marques Mendes, umas formiguinhas a trabalhar para um futuro mais distante.
Há ainda quem diga que "Roma não paga a traidores". é outra explicação. tão válida quanto esta. e tão justa quanto esta.