quarta-feira, julho 23, 2003

Não brinquem com o nosso dinheiro

O dia de hoje começou muito cedo, batiam as cinco da manhã no meu despertador electrónico quando de um salto enfrentei o lusco-fusco e me fiz à estrada.
Viajava eu entre a cidade invicta e a capital quando sintonizo um programa da Antena 3 chamado prova oral.
Reconheci de imediato as vozes e esboçei o gesto de mudança de estação (onde está o terço da Renascença?), quando me apercebi das pérolas que desprendiam da telefonia.
Fernando Alvim, Nuno Calado e a mais recente contratação, Rita Mendes desfiavam intensos e profundos pensamentos sobre a "Monarquia".
Segundo a douta rapariga a implantação da República aconteceu em 1905. Mas as elocubrações foram ainda mais longe. Segundo a ex-apresentadora do Portugal Radical não faz sentido neste momento estar a discutir se devemos "escolher entre a Monarquia e a Democracia".
Segundo esta menina países como a Espanha, Suécia, Inglaterra, etc... vivem em profunda ditadura bem longe dos conceitos de liberdade democrática.
Depois uns patetas alegres ligam para o referido programa para dizerem se concordam ou não com a monarquia, como não há muito naquelas cabeças que possa sair sobre o tema, lá salta uma pergunta do Alvim: "preferias comer uma raínha ou uma princesa?".
Tudo isto não me espantou, as televisões e as rádios, há muito, foram ocupadas por estes registos e alegremente a populaça vai batendo palmas e urrando de alegria. Mas numa estação de rádio pública, que não tem publicidade, vive portanto do nosso dinheiro, não posso admitir essa opção.
Concordo que a rádio pública sirva para experiências e inovação no desenvolvimento de conteúdos radiofónicos mais contemporâneos, como o deverá fazer a televisão. Agora pagar a três estarolas para dizer barbaridades durante uma hora é uma aberração.
O humor inteligente tem lugar na Antena 3, e a manhã tem vários exemplos desse registo, mas brincar com o nosso dinheiro num registo boçal, NÃO!!