segunda-feira, novembro 10, 2003

"Vagabundos de Nós"



"Vagabundos de Nós" é o nome do último livro de Daniel Sampaio, que estará no dia 21 deste mês em Penafiel. Esta é mais uma apresentação que se insere num projecto mais alargado de promoção da leitura na capital do Vale do Sousa.
Para uma das regiões mais deprimidas de Portugal, Daniel Bessa dixit, nada melhor do que uma conversa nocturna com um dos mais mediáticos psiquiatras portugueses, autor de uma vasta obra de refer~encia, nomeadamente na educação de jovens.
"A homossexualidade e os dilemas de identidade que lhe são inerentes estão na origem de "Vagabundos de Nós".
O livro relata a história de Diogo (o filho) e Luísa (a mãe) que, através das confidências que trocam, dão a conhecer o seu laço e as suas preocupações individuais e comuns com origem na homossexualidade do jovem.
Mostrando como mãe e filho, apesar de dialogarem com abertura, podem ter dificuldade em encarar e assumir "a diferença", o livro de Daniel Sampaio visa sensibilizar para o facto de existirem momentos em que não se pode escolher a condição a que se pertence.
"Vagabundos de Nós" revela Diogo, que se vê obrigado a reconhecer perante os outros a sua opção sexual, Luísa, forçada a prescindir da ideia de continuidade da família, e apresenta-os a ambos confrontados com as reacções sociais e culturais da restante família."
Isto é só o mote para uma conversa animada e mais alargada.
Os pormenores ainda são poucos, não há um local definido para a apresentação, mas já é certo que terá lugar no dia 21, cerca das 21.30