quarta-feira, julho 07, 2004

a dois dias

sexta-feira o FC Penafiel apresenta o plantel para a Superliga. dentro de 48 horas saberemos quais as vedetas que em tão denso secretismo estão guardadas para uma época que se imagina de sufoco.
acredito que o clube viverá uma época em sereno desafogo. da mesma forma que sempre afirmei que o Penafiel subiria à Superliga logo na primeira tentativa, também agora vaticino uma época forte. acredito que os esforços que estão a ser desenvolvidos visam, não uma época de luta pela manutenção, uma época de luta pelo sexto a sétimo lugar.
para António Oliveira o FC Penafiel é um ponto de passagem, espaço para ganhar o embalo necessário à conquista da presidência de um outro clube.
por isso não admira que, sexta-feira, nomes como os de Lourenço, Pedro Santos, Drulovic, Capucho ou o mítico Super-Mário Jardel, sejam apresentados no municipal 25 de Abril.
restará saber se a cidade quer andar assim tão depressa, sem grande tempo para consolidar as suas estruturas.
será que chegam os craques ou será necessário mais qualquer coisa.
ascensões metóricas redundam muitas vezes em quedas abruptas. Famalicão, Tirsense, Portimonense, são só exemplos.
será importante que o clube corra depressa, mas esta é uma corrida de equipa. deixar para trás a cidade, as suas instituíções, órgãos de comunicação social e simpatizantes, será o princípio do fim.
Numa cidade com tanta história não é um êxito fugaz que faz a diferença. Penafiel não deixará de ser o que é se não estiver na Superliga, por isso olha com sábio distanciamento estes novos profetas do desenvolvimento que invariavelmente olham com desdém, cheios que estão de certezas inabaláveis.