quarta-feira, março 23, 2005

www.vale-do-sousa.nada

"Dada a importância dos órgãos de Comunicação Social da Região, e o papel que estes assumem na construção da cidadania e na participação na Sociedade da Informação e do Conhecimento, vimos pelo presente convidar V. Exas. para participar num Workshop...

Esta reunião de trabalho tem por objectivo auscultar os jornalistas de forma a identificar as suas principais solicitações e necessidades, de modo a ser possível, no final, elencar um conjunto de funcionalidades/serviços que seriam úteis, quer para a população quer para a comunicação social, para serem contempladas e implementadas no âmbito do projecto Vale do Sousa Digital."


O convite chegou há minutos e ainda estudo a possibilidade de participar neste "workshop", mas é curioso o enunciado que é feito para atrair a turba.
Começa logo por afirmar a importância dos órgãos de comunicação social locais ou regionais, que está longe de estar provada, assim como é duvidoso que, com o nível que evidenciam, consigam construir alguma coisa, quanto mais cidadania.
Mais à frente é sugerido que o encontro sirva para ouvir os jornalistas locais sobre os caminhos a trilhar no universo da internet e da região digital.
Tirando raríssimas excepções, há algum órgão de comunicação social local que se preocupe com a produção de conteúdos de internet?? E quantos deles pensam efectivamente no espaço Vale do Sousa como uma unidade??
Tirando meia dúzia de lugares comuns, haverá no "mundo da comunicação social local" algum pensamento minimamente interessante sobre o assunto. Até ao momento não vi. Por isso este convite está ainda numa profunda indecisão.