quarta-feira, julho 23, 2003

Vale do Sousa

De hora avante e para o futuro irei de quando em vez dedicar uns quantos posts a uma região bem engraçada deste nosso Norte profundo.
Encravado entre o Porto e Vila Real, naquele território de ninguém entre o Minho, Douro Litoral e Trás-os-Montes, o Vale do Sousa é um espaço que reúne 6 concelhos: Penafiel, Paredes, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Castelo de Paiva.
Como dá para perceber neste curioso enclave há de tudo. Há pontes que caem, há quem caia no Francisco Assis, Há quem caia no Rio (de Janeiro) e há muito quem caia em desespero por viver na segunda região mais pobre do país.
Conhecidos na Europa por terem a maior concentração de Ferraris por metro quadrado, os habitantes do Vale do Sousa ainda não se aperceberam que estão na cauda da cauda da Europa. Se é que a Europa já cá chegou?
Ao longo dos próximos tempos tentarei mostrar, e discutir com quem entender, o porquê dessa pobreza e como ela se manifesta no dia-a-dia.
Para amenizar o panorama colocarei umas fotos bem bonitas de uma região por descobrir para muita gente. As duas faces da moeda se revelarão, conforme os ditames do destino e o humor do bloguista.