segunda-feira, março 15, 2004

Imprensa local

A imprensa local, no Vale do Sousa, atravessa um dos seus momentos mais críticos. Durante anos habituamo-nos ao nascimento de pequenos jornais, nos meses que antecediam as eleições autárquicas, com o único propósito de atacar violentamente o poder, quando não a oposição.
Depois de alguma acalmia, voltamos à peregrina ideia de que o controlo descarado de um jornal garante a passagem da mensagem.
Infelizmente há um par de projectos jornalísticos que caíram nesse logro. E digo infelizmente porque se estão a matar títulos com um espaço bem definido.
A ideia, que preside a esta morte assistida, é a de que através do esquecimento de factos ou notícias e da sobrevalorização de não-notícias se consegue manobrar a opinião pública num dado sentido.
Personagens que não dominam um meio tão particular, como é o da comunicação social, avançaram para a compra de jornais com um único objectivo, fazer valer um determinado projecto pessoal e político.
A ignorância, que possuem sobre o assunto, levou as caricatas personagens a eliminar todas as notícias que colocassem em causa o projecto que delinearam, numa bem patente atitude censória.
Só que a opinião pública não é estúpida e acaba por deitar ao lixo esses panfletos, em que o culto da personalidade vigora e prevalece sobre tudo o resto.
Alguns desses títulos apresentaram nos últimos tempos consideráveis melhoras, mas são como as melhoras dos doentes terminais, quase sempre prenunciam uma morte mais do que certa.
Por uma razão simples, até os apoiantes da causa gostam de ler notícias sobre a oposição.