sexta-feira, julho 16, 2004

de caras



ciclicamente aparece o desafio, está na época das touradas, e os verdadeiros amigos não se esquecem dos nossos amores.
assim um desses amigos, que pegamos de caras para a vida, insiste em desafiar-me a discutir a tourada à portuguesa.
em Agosto ela estará de regresso a Penafiel, substituindo uma maricagem americana qualquer que o ano passado se lembraram de contratar, estará de volta o Joaquim Bastinhas como cabeça de cartaz.
lá estarei, não importa sol ou sombra, camarote ou peão.
cá fora estarão os do costume, os tolerantes, os democratas da nova esquerda, os manifestantes do SMS.
entre tábuas estarão séculos de história, de cultura, de Portugal. querer negá-lo é querer negar a nossa identidade.
eles que pendurem as bandeirinhas que quiserem nas janelas, que o país continuará a vibrar com as verónicas, as chicuelinas, muletazos, os curtos, os compridos e as estocadas certeiras.
os pseudo-ambientalistas podem ir ensaiando a caligrafia para desenhar os cartazinhos do costume, que eu quero lá saber. não me chateiem. barafustem, urrem, gritem, mas não me incomodem.
montem o circo com os lencinhos palestinianos, os pregos nas sobrancelhas e o ar de meninas e meninos escanzelados pouco dados ao banho, que eu até acho engraçado, uma espécie de manifestação peripatética.
Para os amantes da festa brava, não percam no próximo dia 24 de Julho em Lousada, uma grande corrida com o João Cerejo e o Joaquim Bastinhas.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito mais divertido e, por certo, mais representativo da Penafidelidade, era pegar nos "calhaus" e obrigá-los a deixarem-se de promessas e a passarem a vias de facto.
Já viram o espectáculo que seria, uma praça de touros cheia de calhaus à paulada. Era divertido e podia ser que à força da pancada ganhassem todos juízo... que é o que falta a muita boa gente.
Haja juízo.

10:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este blog já teve mais acção. Apesar de teres levado uma facada nas costas, parece que os dedinhos ainda mexem. Deve ser preguiça ou então estás com saudades da bagunça que havia dantes.
Estarás a reflectir profundamente se deves ou não, ir à tourada no fim deste mês?

TEM TINO TITO...

Já disse isto mais que uma vez, mas não me canso de o repetir (mesmo que esteja e segundo alguns, mereça, falar prás paredes).
O mesmo país em que todos se queixam que tudo está mal: altas taxas de analfabetismo, precoce abandono escolar, exploração infantil, salários que mal o são, mortalidade nas estradas que nunca mais acaba, corrupção por todos os lados, cunhas, abuso de autoridade, justiça que não funciona, casas a caírem de podres com alguns coitadinhos que pagam 50 cêntimos por mês de renda a berrar com exigências, pontes que caem, Kms a perder de vista de montes queimados e florestas devastadas enquanto se fazem passeios de helicóptero a nossa custa, rios cheios de lixo mas nunca se sabe quem são os culpados, etc. etc. etc., enfim, parece que a única coisa que “fazemos” em condições é isto; TOURADA... nisto somos uns espertalhões, iluminados e orgulhosos da tradição. (Há, e a caça indiscriminada, que também é uma grande tradição e que se não a quisermos no que é nosso ainda temos que pagar).

TENHAM UM BOCADINHO DE JUIZO...

JB15

5:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo consigo.
So quem esta dentro da festa brava sabe o que é a aficion do toureio,a emoção e o fascinio de mais um ferro. O povo de pé a aplaudir, os cavalos trabalhados diante do toiro. Ninguem disse que somos mais que o toiros, mas os animais foram criados pa servir o homem e nao para serem servidos, quando falo servir o homem, tambem falo dos animais domesticos que nos fazem companhia, temos de os tratar bem, mas eles tambem tem de fazer o mesmo. Com os toiros, a unica diferença é que tem o destino traçado. Tenho 16 anos e posso dizer que sou aficionado pela festa brava porque eu proprio estou dentro dela. Se as touradas forem abulidas, Portugal perdera um seculo de historia.

10:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home