sexta-feira, março 11, 2005

do lado de lá

esta noite chegam pedaços de Brasil esperados há muito. são livros e dvd's com motivações diferentes, como se percebe ao olhar para eles.

os livros



A primeira escolha é uma tentativa de compensação. À falta de uma opinião forte e agressiva em Portugal, talvez com a excepção de Vasco Pulido Valente, não há nada que chegue aos pés do infame Diogo Mainardi. "A Tapas e Pontapés" é uma colecção do que de melhor Mainardi foi escrevendo, semana após semana, na Veja.
"Por um fio" é mais uma incursão na prosa do médico Drauzio Varella, depois da "Estação Carandiru", onde retratou a vivência naquela que foi a maior prisão da América Latina, Drauzio relata, agora, experiências de quem tem a vida por um fio e os dias contados. A preparação para a morte por quem se cruzou com o cancro.
Por fim, mais um romance de Luis Fernando Veríssimo, "O opositor". Para quem se tornou fã da ligeireza das crónicas de Veríssimo, nada como um pequenino romance de vez em quando. É certo que o romance nasce de uma encomenda, cinco escritores convidados a escrever sobre um dos dedos da mão. O opositor nada mais é do que o polegar.

os dvd's



Aqui as escolhas foram meramente lúdicas. "A Comédia da Vida Privada" é um exercício televisivo a partir das crónicas de Luis Fernando Veríssimo. "Os normais", são um retrato bem colorido da vida de um casal modernaço, contado por Fernanda Young. Por fim "O homem que copiava", um filme simples, mas muito interessante. Mais uma prova da vitalidade do cinema brasileiro.