segunda-feira, maio 02, 2005

acorrentado

o João Paulo Coutinho desafiou-me a acorrentar-me aos livros através deste questionário. aqui vai, com a certeza de que não trarei grandes surpresas:

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro querias ser?

”O Cavaleiro da Dinamarca” da Sophia de Mello Breyner Andresen.

Já algumas vezes ficaste apanhadinho (a) por uma personagem de ficção?

o protagonista do "Paścoa Feliz", do José Rodrigues Migueis. porquê?
Porque:
"Eu já sofri. Já fui um descontente, um revoltado, se quiserem. Hoje vivo serenamente. A serenidade é a maior virtude da inteligência. O que houve em mim foi um simples conflito dos meios e dos fins. Todo o meu drama se resume nisto. Não discutam se sou mau ou bom. Os actos são bons ou maus, não segundo a vontade, mas segundo os efeitos. E há fatalidades que nos impelem, através do mal, para um destino de beleza perfeita.

A ideia do mal faz-me pensar na Sociedade: estamos quites! Nada fez por mim, nada lhe devo, vivi à margem dela como um cardo à beira dum caminho. Também a não acuso. Não passa duma abstracção para que apela quem já nada espera de si mesmo... Não há senão indivíduos. (Verdadeiramente, só eu existo, eu e estes pensamentos.) E todos exigimos dela alguma coisa!

Mas porque hei-de eu pensar no mundo? É um hábito que fica. Detesto a vida activa! Os gestos que faço, os passos que dou, perturbam-me a vida interior, que é o meu prazer. Esquecimento, quietação! Doutro, não me olhe assim! Não me pergunte mais nada!... Tenho amor a esta casa onde adquiri a certeza definitiva de que existo, porque penso.

Nesta hora solene em que revejo, comovido, a minha biografia, para que hei-de mentir? Eu sou o "homem que obedeceu".

Não me considerem pois um criminoso."


Qual o último livro que compraste ?

"Capão Pecado", de Ferréz. Uma viagem nua e crua ao mundo das favelas de S. Paulo. Nua, crua, mas muito ingénua.

Qual o último livro que leste?

"Romance sem palavras", de Carlos Heitor Cony. a ditadura brasileira e o amor.

Que livro estás a ler?

Sem grande anânimo para o "Longe do Abrigo", de David Lodge, com muita ansiedade de por as mãos nas "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis e a "Ilíada" de Homero, pelas mãos do Frederico Lourenço.

Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?

"Ficções", de Jorge Luís Borges. para lembrar que a mais isolada das ilhas podemos ser nós, assim como o mais inexplorado dos continentes.

"Memorial do Convento", de José Saramago. para não esquecer que o amor se constrói como uma enorme catedral. com muita arte, enorme sofrimento e uma enorme dose de loucura e megalomania.

"Mar novo", da Sophia de Mello Breyner Andresen. para amar aquele que me cerca e aprisiona.

"Robinson Crusoé", Louis Stevenson. para aprender com a experiência alheia.

"Odisseia", de Homero. porque um dia, e há sempre um dia, em que lutamos e regressamos a casa.

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?

Ao Jorge Reis-Sá que cria livros
À Lésse que ama livros
Ao AJCM que pecisca livros

2 Comments:

Blogger peciscas said...

Ò Tito, agradeço desde já a lembrança da minha humilde pessoa.
Acontece, no entanto, que já passei por esta corrente e já publiquei um post, em 14 de Abril, integrado neste movimento que, pelo que vejo, continua a progredir!
Sugiro, então, a substituição do meu link por outro que esteja ainda virgem (salvo seja) nesta iniciativa que corre na blogosfera.
Votos de sucesso e um abraço!

4:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read diane feinstein plastic surgery

8:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home