quinta-feira, julho 24, 2003

O ídolo

Está de regresso o circo do futebol. O Vale do Sousa não é excepção a esta regra nacional, mas este ano o circo vem mais animado.
António Oliveira nado e criado na cidade de Penafiel decidiu regressar ao futebol, depois da malfadada operação Coreia, como presidente do FC Penafiel.
Para um clube que se transformou numa espécie de Sporting da II Liga, em que ano após ano se repete a frase "este ano é que é", a ascensão de António Oliveira a presidente do clube tem uma dimensão muito portuguesa.
Estamos perante uma reedição de um mito muito nosso, o "mito do D. Sebastião". Perdidos no nevoeiro tanto tempo olhamos para um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos como a derradeira oportunidade. Um jornal local dirigido por um amigo pessoal titulava a tomada de posse de Oliveira como "O regresso do desejado".
Nada espelha melhor o sentimento que atravessa associados e adeptos do clube. O "toninho é a luz ao fundo túnel", garantem alguns dos mais velhos que ainda se lembram das fintas com que estocou de morte o Porto num célebre campeonato.
Há no entanto que colocar os pés bem assentes na terra, afinal D. Sebastião nunca chegou a sair do nevoeiro, apesar de muitos terem garantido que o tinham visto e outros tantos terem profetizado o seu regresso triunfal.
Neste momento os penafidelenses não podem ficar a "adorar o menino", está na hora parar e aprender para que não se repitam os mesmos erros.
O futuro de Oliveira não vai passar por Penafiel, há homens que por muito que digam que estão mortos fazem questão de renascer e cada vez com mais força. Veremos