terça-feira, setembro 23, 2003

Estaline ou "Koba o terrível"

Este post é dirigido a um amigo de muitas discussões, Fernando Gaspar.
O Gaspar bem podia ser um fantasma (ou não fosse comunista), mas não, é gente de forte presença e voz efectiva.
Escrevo agora para o Gaspar porque, desde o momento em que parti para umas férias forçadas, estou em dívida para com um dos meus cerca de três leitores.
É certo que o mail que ele me enviou já perdeu a actualidade, por isso mesmo decidi pegar numa das mais fantásticas leituras do último mês e avançar com uma provocação.
O livro chama-se "Koba o terrível" de um dos meus escritores preferidos, Martin Amis.
Numa viagem por memórias e relatos do negro terror estalinista, Martin Amis recorda quatro momentos hilariantes de Estaline.
O meu favorito é uma provocação para o Gaspar:

Estava a invasão nazi com cerca de uma semana, em pleno território russo, quando Estaline num raro momento de lucidez afirmou aos seus correligionários "Lenine deixou-nos uma grande herança e nós, seus herdeiros, fodemos tudo".
E ainda dizem que eles vivem numa realidade paralela.