segunda-feira, setembro 29, 2003

Uma saborosa e tradicional discordância

O Jorge, tal qual eu esperava reagiu a uma alfinetada que lancei sobre a real gastronomia de Penafiel. Assim depois de uma visita à Cozinha de Quessus, que tão originalmente o Jorge Baptista criou, eis que surge uma resposta à provocação:

"Agradeço as referências e espero que o meu nome não tenha constado de entre aqueles "invocados ausentes". Só não percebi se não consideras o cozido e a cabidela pratos tipicos de Penafiel. Se tivesses falado do "cabrito à miradouro, bacalhau à farela, rojoes c/castanhas ou mousse de café" aínda te
entendia, mas isto?, não te esqueças que foste tu que falaste da farinheira nos rojoes que como eu te disse não é tradição desta região e aí é que reside a diferença, como sabemos o cozido faz-se um pouco por todo o país, mas a forma é que difere."


Meu caro Jorge temos que ser mais exactos.
Eu nunca falei em farinheira, mas sim em tripa enfarinhada, coisas muito diferentes. Ora vejamos. A farinheira é um enchido em tudo semelhante à alheira e produzido no Alentejo, não raras vezes aparece a acompanhar o cozido á portuguesa. já a tripa enfarinhada é bastante diferente, já que se trata não de um enchido tradicional, mas sim de uma tripa recheada com um misto de farinha e pimenta.
A tripa enfarinha é típica do Minho e tem fortes tradições na cidade do Porto pelo que me custa a crer que tal tradição não se tenha também radicado em Penafiel. Mas vou-me informar.
Quanto ao resto.
Acho que não tens razão na história do cozido e da cabidela. Porque se assim fosse, a sardinha assada, a caldeirada de bacalhau e o bife com batatas fritas, também eram típicos de Penafiel.
Custa muito ver nascer algumas tradições à pressa, ou seja, a martelo como algum vinho.
Quando associamos o nome de um concelho a uma semana gastronómica com pratos tradicionais temos de saber o que queremos.
Ou apostamos numa semana de pratos tradicionais portugueses (e aí entra tudo), ou então apostamos numa gastronomia típicamente penafidelense assente numa pesquisa que defina regras exactas quanto ao que é ou não é tradicional.
Mousse de café suponho que nem do vasto mundo da gastronomia lusa faz parte, devendo com alguma certeza fazer parte de um outro qualquer hemisfério gustativo.
O bife com batatas fritas, lá porque em Paredes ou Fornos de Algodres leva arroz de nabiças a acompanhar, não faz dele um prato típico dessas duas localidades. Podemos inventar o que quisermos mas será sempre um bife com batatas fritas.
Quanto à tua Cozinha tenho a dizer que gostei da informalidade e do sabor genuíno das iguarias.
Um abraço