quarta-feira, fevereiro 04, 2004

O Vale do Sousa na Aldeia Global - Tomo II (Felgueiras)

Abre a página do Google, escreve-se: F e l g u e i r a s - e Enter.
O resultado da busca não é muito animador.
- A primeira entrada vai directamente para a página do município, aliás uma das páginas do município. Felgueiras é um grande concelho, por isso criou uma nova página, para além da que já possía no âmbito do famigerado pacote de páginas da Associação de Municípios.
Há informação relativamente actualizada nos sites, tão actualizada que não há registo de cabelos armados com laca, nem bronzeados de Copacabana. É um verdadeiro paradoxo tanto Felgueiras e tão pouco Felgueiras.
- A segunda entrada é no mínimo intrigante. Diz o Google que se trata da página oficial do Futebol Clube de Felgueiras, no entanto quando se clica aparecem as cores do clube e a informação época 2002/2003, mas só por uns segundos. Depois desta informação somos encaminhados à força para o site do Jornal A Voz de Felgueiras.
O site até é simpático, um design agradável e de fácil navegação. Só tens dois reparos, um prende-se com esta entrada encapotada, o outro reparo vai para o editorial encriptado, as opiniões ou se manifestam ou se guardam, não se escrevem para alguns perceberem e os restantes ficarem na ignorância.
- A terceira entrada vai para o Semanário de Felgueiras. Tem um design pobre, não está bem estruturado e possui algumas lacunas.
A falta de fotografias e não definição de secções visíveis no índice, tornam este jornal num produto fraco.
Exemplo disso é a sondagem que questiona quem aparece "2004 vai ser um ano de: apertar o cinto, viver mais desafogado ou aumento de salários". Primeiro não há meio termo, tipo ficar na mesma, segundo é um inquérito que se fosse feito por um sportinguista, seria: "O jogo com o FC Porto vai ficar: empatamos, ganhamos 4-0 ou ganhamos 5-0.
Na partida que agora se joga em Felgueiras não há prognósticos possíveis, até porque ainda não sabemos se o reforço sempre vem do Brasil ou não.