terça-feira, fevereiro 03, 2004

O Vale do Sousa na Aldeia Global - Tomo I (Penafiel)

Feita a busca no Google com a palavra Penafiel o resultado é no minimo triste e desolador.
Entradas, propriamente ditas, produzidas em Penafiel ou para Penafiel são: 4
- A primeira entrada tem o carimbo da autarquia um site que se insere num projecto mais lato e abrange os seis concelhos da extinta associação de municípios, hoje comunidade urbana do Vale do Sousa.
Comprado por atacado o site da autarquia sofre de um mal típico deste tipo de projectos, actualização.
A informação é pobre e errada. Há vereadores que são dados como em exercício de funções, quando há muito saíram dessas funções.
O site é pesado e pouca informação presta ao munícipe, quanto mais aos visitantes ou futuros turistas.
É também um site "beco sem saída", quem lá cai não consegue voltar atrás, já que um estranho mecanismo prende o navegador na página obrigando a deitar fora todas as páginas que tinha visitado anteriormente.
- A segunda entrada é da autoria de um jornal local, O Arrifana , um jornal que não é actualizado na net desde Junho de 2000. E cá para nós, não faz mal nenhum continuar assim.
- A terceira entrada vai para umn projecto, também ele defunto ou em fase de entrega da alma ao criador, que se chama Penafiel Digital , um projecto ambicioso que acabou por não cumprir as expectativas. Não tem actualidade e pouca informação presta a quem a ele recorre.
- A última entrada digna de registo vai para a EB 2/3 Penafiel nº2 e é um orgulho. Bem desenhada, interessante, actualizada e um exemplo do que pode ser o aproveitamento escolar do mundo da internet.
Nesta página é possível ver quais os manuais adoptados, as turmas, o calendário e até a cara dos directores de turma, todos (já agora, Glória a foto não lhe faz jus).
Por fim um destaque para a secção dedicada ao clube de jornalismo e o seu jornal: o Bloco de Notas.
Um belíssimo exemplo que os mais pequenos dão a todos aqueles cuja obrigação é de fazer muito mais e melhor. Parabéns!