terça-feira, maio 31, 2005

uma solução séria para o deficit

muito se tem discutido sobre as áeas de intervenção do governo para reduzir a despesa do Estado. até ao momento quase não ouvi falar sobre uma das medidas mais acertadas e justas: a redução do número de autarquias.
sendo este um país pequeno, justifica-se a existência de mais de 300 autarquias?
claro que não. muito pouparia o Estado se acabasse com cerca de 25% das Câmara Municipais existentes.
para esse peditório o Vale do Sousa pode contribuir reduzindo para metade as autarquias existentes.
tudo quanto é feito hoje, poderia ser concretizado com maior eficiência e eficácia, com metade das edilidades.
se Penafiel e Paredes se unissem num só concelho, teríamos um território e uma população tão governável como Matosinhos, Gaia ou Maia.
Castelo de Paiva será que faz sentido existir "per si"? e Lousada? a lógica instituída de criar concelhos a torto e a direito para responder aos "anseios" das populações.é a mesma lógica que leva à criação de cidades sem pés, nem cabeça, como é o caso de Paredes, que já conta com uma meia dúzia de "cidades" de meia tigela.
o Vale do sousa será apenas um exemplo. Braga tem outros seis concelhos, que poderiam ser reduzidos a três. e por aí fora.
acredito mesmo que bem vistas as coisas, e feitas as contas, conseguiríamos reduzir as Câmaras Municipais para metade. reduzindo as tentações empregadoras em época de eleições, unificando serviços tornando-os mais eficazes (como os serviços de águas e saneamento), apostando numa melhor rentabilização e gestão dos equipamentos (piscinas, teatros, pavilhões, etc).
estou certo que as pessoas dos concelhos diluídos prefeririam pertencer a um concelho com dimensão, a continuar em pequeninas coutadas, geridas por caciques sem visão.
se ao nosso país falta dimensão, às nossas autarquias falta olhos na cara. mas enfim isto está mais para criar o concelho de Canas de Senhorim, do que para reduzir a malha autárquia que nos prende a atrasa.
o importante mesmo continuará a ser o que diz a canção:


"E é porque meu pai tinha um parente
Que era amigo de um soldado
Que morava em frente à casa de um vereador"

Falcão

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A solução séria é acabar definitivamente com a mama da administração publica.
Corvo

3:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"A Associação Nacional das Freguesias (ANAFRE) e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) reagiram com surpresa às declarações do ministro da Administração Interna que, defendeu a fusão de freguesias e concelhos pouco povoados.
António Costa justificou sexta-feira, no Porto, num encontro com militantes socialistas, a fusão de freguesias e concelhos com a necessidade de «racionalizar» recursos.
No entanto, o vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, António Ganhão, manifestou-se «surpreendido» com as declarações de António Costa.
Também o presidente da ANAFRE, Armando Vieira, reagiu com «enorme surpresa» às declarações de António Costa."

3:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguem andou a conversar com António Costa!!!!!!!!!!!!!!!!

3:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já alguém reparou que na wikipedia não há nenhuma entrada para penafiel... Se alguma alma caridosa com um inglês melhor do que o meu quiser acrescentar a nossa linda cidade....

6:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Esqueceste-te que tens um blog?

6:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Table upskirts

7:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home