sexta-feira, fevereiro 06, 2004

A reportagem

"A culpa foi de umas férias na Jamaica, em meados dos anos 90. Estava Avelino Ferreira Torres, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, com os pés mergulhados na água morna das Caraíbas, descansando dos rigores das tarefas autárquicas, quando de repente teve a ideia de construir em Marco de Canaveses uma réplica das belezas jamaicanas.

Com piscinas, cascatas, muitas flores, uma casa apalaçada, um campo de futebol para os momentos de descontracção. E uma réplica do Cristo Rei no topo de um monte, porque o eterno presidente da Câmara do Marco de Canaveses (está à frente da autarquia há 25 anos) é um católico fervoroso...

Falou do "nojo" que lhe metem alguns jornalistas, garantiu que não lê nenhum jornal por não ter "tempo nem arcaboiço para ler as tropelias" que, alegadamente, escrevem sobre ele, e censurou a atitude de uma jornalista da Rádio Renascença que lhe pediu para ser menos evasivo. "Não sabia que numa rádio católica aceitavam pessoas com tão poucas maneiras", ironizou. Mais tarde dirigiu-se à mesma jornalista e disse-lhe, conciliatório: "Você é muito bonita. Se tivesse que fugir com alguém escolhi-a a si." Depois meteu-se no carro vermelho, benzeu-se junto ao Cristo Rei e mandou fechar os portões da quinta."

Rui Baptista
In Público, 6-02-2004