terça-feira, julho 26, 2005

100% confundidos

há uns dias escrevi um posto sobre uma sub-suburbanidade dos paredenses e na fundamentação da ideia adiantei: “só assim se compreende que um festival de música (Antarte Pop-Rock / 100% nacional) se faça anunciar como sendo em Rebordosa/Porto.
há mais orgulho na pertença a uma freguesia, do que numa pertença concelhia. este é apenas um fait-divers nessa demanda.”

o certo é que na volta do correio recebi este mail da organização do festival.

“Olá!
A organização do festival orgulha-se de ser de Rebordosa / Paredes / Porto.
Rebordosa / Porto pareceu-nos mais adequado para localizar o festival Antarte Pop Rock... pois é o primeiro do Distrito do Porto, onde Paredes pertence. Mais! já existe Paredes... de Coura!
Cumprimentos.”

pois então vamos aos esclarecimentos, entretanto já enviados por mail aos organizadores do festival:

acredito que a organização se orgulhe de ser de Paredes, mas imaginemos que todas as freguesias do distrito do porto se lembravam de adoptar a mesma política,acreditem que seria muito difícil localizar o que quer que fosse.
quanto ao “Antarte Pop-Rock” ser o 1º festival do distrito, alguém deve ter informado muito mal os organizadores.
o distrito do Porto tem uma larga tradição de festivais de música. desde logo o mais antigo e com mais pergaminhos, o “Ritual Rock”, que acontece, anualmente, no final do Verão, junto à Alfandega.
com vida mais efémera tivemos o “Imperial ao Vivo”, que balançou entre a Alfandega e o campo de treinos do outrora Estádio das Antas. festival que trouxe a Portugal nomes como os Smashing Pumpkins, Beck, Skunk Anansie, Nick Cave, James, Pulp, Prodigy, etc...
para amantes da música do Mundo tivemos também, nos jardins do Palácio de Cristal, o Ritmos do Mundo, com a Angelique Kidjo ou o Salif Keita, que mais tarde foi substituído pelas noites do Palácio.
mesmo quanto ao facto de ser o 1º e maior festival do Vale do Sousa, já chegam tarde.
A organização do “Antarte Pop-Rock” não se deve lembrar do Penafiel Open Air, aquele que foi o maior festival de heavy metal do país, e que se realizava, até há bem pouco tempo, em Penafiel.
nomes como os Cradle of Filth mostraram-se pela primeira vez aos fãs portugueses, em Penafiel.
o “Antarte Pop-Rock” tinha boas condições, mas falhou em duas áreas muito importantes.
mesmo assim em nenhum momento os jornalistas criticaram essas gritantes deficiências, nem mesmo quando eram referidos os naturais exageros do 1º e maior festival do distrito.
por isso e até ao momento, o “Antarte Pop-Rock” é só mais um festival do distrito do Porto, nem o maior, nem o primeiro e longe de ser o melhor.
quanto ao evitar usar Paredes, para não confundir com Paredes de Coura, garanto que não há esse perigo... desde logo, bastava olhar para os cartazes.
da mesma forma que ninguém confunde o género humano, com o Manuel Germano.

5 Comments:

Blogger maria said...

ahahahah... não é bonito rir das "coisas alheias" mas... :)
Entre Pedras, Palavras ... há quem não veja as Palavras para lá das Pedras... e depois dá nestas "jogaditas" de Paredes ser "confundível" com as de Coura...
ahahahah... com qu'então manuel germano e o género humano?! ahahah...
(Nota de pé-de-página: e depois não há-de o nosso amigo autor ficar com crises de apneia da escrita... nem pode é pensar que lhe aconteça outra coisa, com interlocutores assim...)

2:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há um festival em Braga/Minho (não vá confundi-lo com Braga/Espanha que significa cueca).

Um abraço,
Doido

11:11 da tarde  
Blogger Cadelinha Lésse said...

Cuenca! Boa... ó Doido, tou farta de ver esse termo. Afinal, quer dizer o quê?

3:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

so me fazem rir!! tanta critica mas é por o festival ser em rebordosa!! ai em penafiel houve 1 grande, mas ja nao ha! para o 1º festival e com grande parte do dinheiro vir de partes privadas foi 1 festival mt bom!

11:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu tive no antarte e acreditem k nao valeu os 20 euros...
Falta de seguranca, actividades como o paintball nao foram anunciadas e nao houveram... Este people organizador nao têm qualidade para organizar um festival... E so ppl no campismo k nao gosta de musica, k so la vao pa xatear kem vai ao festival e acontece cenas de roubos entre outras coisas k poderiam ser evitados com umas simples lampadas pelo caminho do recinto ao campismo, nao se ve memo nada... E monte e bastante longe...

9:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home