segunda-feira, julho 25, 2005

A formosa tragédia

"Tinha dezanove anos. A minha vida, para todos os efeitos, mal começara. Mas antes mesmo de ter podido pisar-lhe o palco, parecia ter chegado já o momento de fechar o pano. A tragédia grega ensina que "o amor não deve atingir a própria medula da alma". Mas na vida de alguns de nós, de preferência uma única e irrepetível vez, a medula da alma é atingida pelo amor.
Felizes os que sobrevivem."

A Formosa Pintura do Mundo, Frederico Lourenço, Cotovia, 2005

2 Comments:

Blogger maria said...

os que não sobrevivem, aqueles a quem é dado poder continuar a "fingir" vida, ficam mais ou menos assim, agarrados ao que lêem e...
Há leituras que só ganham sentido quando lhes percebemos o alcance na história da própria vida. Tinha lido, há já muitos anos, (I. Allende) que a nostalgia e a saudade prende, arrasa, mata. Causara-lhe uma enorme impressão de sintonia, aquela ideia de não se dever ficar preso no passado, mas as ondas dos seus dias fizeram-na aportar num areal viscoso e assassino como julgara nunca deixar acontecer-lhe e, mais uma vez, no que lia, encontrou a ideia antiga da inevitabilidade de morte sempre que a vida se deixa presa para trás. Desta vez quem o afirmava era o García Márquez… que sobre os avós dizia terem estado “sempre encalhados nas suas nostalgias…” claro que encontrou desculpa para aquela sintonia de avisos: ambos sul americanos… era isso, era questão de clima, de humidade do ar, de calor e noites mal dormidas. Não podia sentir o mesmo, ela. Num país azedo da Europa. Com culturas e vidas tão distintas, tão entregues a outras horas, outros ares, outros sóis… não, não fazia sentido assimilar à portuguesa saudade, aquela sombra mortífera da nostalgia caribenha.
Mas sentia-se presa, isso era um facto. Claro como prova de crime. Evidente até quando mais se pretendia fingi-lo difuso. Estava presa e não sabia como alcançar uma qualquer margem de absolvição.

5:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... Good hepa vacuum cleaner levitra side effects levitra prescription buy levitra compare pre paid cell phone service plans Sexy bathroom lesbos Voip h323 http://www.dedicated-server-8.info/Joint_federal_travel_regulations_uniformed_service_members.html Cosmetic surgery center bangkok cheap ultram florida Big shirt t tall wholesale http://www.three-batteries.info/honeymoon-tours.html Low cost protonix land rover sales series Vancouver family vacations

12:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home